quarta-feira, 7 de março de 2018

Diplomatas estadunidenses - Documentário muito interessante

O objetivo da diplomacia consiste em estabelecer relações saudáveis entre os diversos países do mundo através da harmonização dos seus interesses que, não raras vezes, são conflitantes. Nesse sentido, a solução de controvérsias fica a cargo dos diplomatas, que são os representantes de seus respectivos Estados e defendem a política externa dos mesmos. Esta consiste em um plano de ação do país no ambiente internacional a fim de defender seu interesse nacional.

Obviamente o tema é muito mais complexo do que a explicação acima, pois a diplomacia já possuiu várias faces que se modificaram ao longo da história da humanidade e que se adapta de acordo com os acontecimentos, como enfatiza teorias realistas das Relações Internacionais,  bem como propõe ideais a serem alcançados, como defende as teorias idealistas. 

Vivemos em um sistema internacional anárquico, ou seja, não existe um governo mundial, embora exista o conceito de governança internacional, muito importante nos dias atuais, uma vez que as organizações internacionais exercem papel fundamental para diálogos multilaterais entre países. Porém, é importante ressaltar que a governança internacional vigente é questionada por vários Estados que propõem reformas para que se adequem a realidade do século XXI, que possui a emergência de países em desenvolvimento como importantes atores no cenário internacional. Um exemplo é o G4, que defende a reforma do Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com a diversidade internacional, exemplificada pelos variados interesses dos países, pode-se observar que o papel dos diplomatas em diferentes países varia. Isso se dá ao fato de que cada país se insere de forma diferente no sistema internacional e isso reflete no cotidiano de seus diplomatas.

É por esse motivo que indico este documentário abaixo para compreender um pouco sobre os diplomatas que representam os Estados Unidos pelo mundo e alguns desafios que eles enfrentam, que dependem do país e da época.

(O documentário está em inglês e ainda não adicionaram legenda).


Nenhum comentário:

Postar um comentário