quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sem justificativa

Quando estudo sobre guerras, vem uma pergunta na minha cabeça: "Qual o verdadeiro sentido de uma guerra?"

Podemos ver que toda guerra começa com uma justificativa.

"Justifico meu ataque a tal país porque eles são uma ameaça a paz mundial".

Será? Não existe outra maneira de fazer manutenção da paz sem a guerra?
Quando estudamos a história do nosso planeta, só nos deparamos com guerras e mais guerras. Tal civilização guerreou com outra para defender seu território ou para amplia-lo.

Quando a gente lê sobre esses acontecimentos, a gente não compreende o real estrago de uma guerra. Somente aqueles que já viram uma ao vivo são capazes de saber até onde vai a loucura humana.

São crianças, jovens, adultos, idosos, PESSOAS que morrem. Imagine você em uma guerra, talvez nem concorde com ela mas precisa de lutar. Sua família, pessoas amadas, amigos, todos morrendo na sua frente, você perde seu chão e pode ser apunhalado pelas costas. Em uma batalha, ou você mata ou você morre. Você está lá (nem sabe direito o porquê) e tem que matar outras pessoas (que na maioria nem queriam estar ali). Você tem que fugir de sua casa, senão os inimigos chegam e acabam com tudo. Ás vezes você nem terá a oportunidade de fugir, porque os adversários podem mandar uma bomba no local em que você está. Você pode sobreviver de uma guerra, mas nunca a esquecerá.

Pense que enquanto você é recrutado para guerrear, aqueles causadores da guerra estão de boa (são os governantes, presidentes, ditadores, imperadores etc)...

Você é a favor de alguma guerra? Você já parou para pensar nas consequências dela? Você já SE imaginou em uma?? Lembre-se, no lado dos inimigos TAMBÉM tem pessoas inocentes...

Chega no final, fala quem foi o vencedor e o perdedor. SERÁ que existe vencedor???? Seu país vai estar defasado e mesmo você vencendo, pessoas morreram para obter vitória.

Quando os estragos de uma guerra são muitos, eles procuram uma pessoa para colocar a culpa. Será que só existe um culpado??

Quando forem ler sobre guerras, pensem: não existe justificativa nesse mundo para guerrear e em uma batalha sempre morrerá gente inocente. Olhe a sua volta e veja quantas pessoas amadas que poderiam morrer sem ter nada a ver. Isso é justo???

Só assim para ter um pingo de noção dos estragos....

2 comentários:

  1. Nooooossa! Ameei, sempre achei horrível TUDO. Pois começou com os escrevos, bandeirantes.


    Admiro Zumbi dos Palmares e Ganga Zumba, foram os maiore slíderes do Quilombo dos Palmares.


    Os bandeirantes ajudaram na expansão territorial, mas caçando nativos e ESCRAVOS.
    Não gosto das ex-colônias!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha é assim mesmo. E a gente nem sabe realmente o que é guerra, porque a gente nunca sentiu na pele o clima de estar em uma! ...

    ResponderExcluir