quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Até hoje me lembro daquele dia

Alguns anos atras (cerca de uma década) eu trabalhava como professora. Eu lecionava para crianças (pré escola) e frequentemente levava a turma para nadar na piscina do pátio.

Na sala onde eu lecionava havia uma garotinha. Essa garotinha me intrigava, porque ela era muito misteriosa. Ela raramente sorria, mas eu via que ela não tinha problemas familiares, conhecia seus pais, que eram pessoas amáveis. Conclui que era da personalidade dela.

Sempre ficava observando ela, porque ela não era igual aos outros. Ela tinha uma maturidade que eu não entendia, pois ela já cuidava de si própria, era organizada e tinha muito respeito para com todos.

A garotinha dos cabelos dourados tinha amigos, mas era visivelmente diferente, porque seus amiguinhos ligavam para coisas normais e ela não, preferia observar, contemplar (isso não é comum para a idade dela).

Um dia entrou outra garotinha e esta não tinha amigos. Logo a menina dos cabelos cor de sol observou que a novata estava em um canto isolada e as duas ficaram amigas.

Em um daqueles dias em que eu levava as crianças para nadar, duas meninas esqueceram de levar trajes de banho. Uma delas era a garotinha dos cabelos loiros. A outra, quando viu que não havia trago os trajes, começou a chorar, dando gritos e birras. Fiquei desorientada, liguei para a mãe dela trazer roupoa de piscina, mas ela estava trabalhando. A solução foi pegar emprestado da escola um uniforme (daqueles que guardamos para quando a criança suja o uniforme) e ela nadou com este.

Passada a "tempestade", percebi que a outra garotinha também não tinha roupa para nadar, e agora??? Não tinha outro uniforme para emprestar para ela e sua mãe também estava trabalhando. O que me surpreendeu é que ela não chorou. Ela aceitou a situação e ficou sentada em um banquinho vendo seus coleguinhas aproveitarem a piscina.

Não sei por que, mas esse acontecimento ficou gravado na minha memória... essa garotinha compreendia coisas muito mais além de sua idade, era uma menina especial.......

FIM

2 comentários: